Cabe aqui uma justificação, aos amados irmãos e amigos que acompanham os trabalhos da até então conhecida: “ Igreja Batista Independente Filadélfia”...Hoje conhecida e em processo legal de registro: “ Igreja Batista Independente Nova Unção”.
Como pastor, acredito, que todo pragmatismo de uma igreja, deve ser permeado por uma “filosofia” que norteie suas ações, portanto, as atividades de uma igreja, precisa ter uma ênfase ideológica e norteadora...noutras palavras: “ A Igreja precisa ter com clareza a sua missão definida no que tange a razão de sua existência a luz dos fundamentos neotestamentários...naquilo que se observa no livro de Atos dos Apóstolos e nas cartas apostólicas endereçadas as igrejas do primeiro século, sobretudo, as cartas paulinas.
Como igreja precisamos ter em mente qual a melhor estratégia para atingir esta missão....qual a relevância da igreja no contexto em que esta se encontra inserida.
Para mudar, precisamos ter uma VISÃO...um “KAZON”...um sonho. Para mudarmos precisamos ter coragem e estar prontos para as conseqüências da “quebra do sistema operacional vigente” um “modus operandi” que se tornou inadequado para o momento que qualquer igreja local possa atravessar. É necessário diagnosticar a “patologia espiritual”...uma vez diagnosticado, buscar, com humildade, confissão, abandono e por meio de uma oração honesta e transparente, buscar os recursos “ terapêuticos que trazem curas” ; recursos efetuados pela atuação do Seu Espírito ( Ezequiel 47).
Mas do que coragem é necessário uma visão! É necessário estratégias definidas em seus passos a passos....será preciso comprometimento com esta visão... é preciso “vender a visão”...ter parceiros...fazer outros sonhadores...e não ter medo do paradoxo: “ter possíveis ônus em todos os sentidos, para que em curto e médio prazo, termos o retorno
“Dos investimentos empreendidos”.
Particularmente, não acredito que nestes “dias do fim” uma igreja possa sobreviver sem uma visão...sem saber para onde está indo e acima disto, sem a busca incessante do PODER DO ESPÍRITO em todas as instâncias, para o cumprimento da sua missão...
Só Ele é capaz de gerar vida...gerar alegria aos crentes em adorar e servir ao mundo e uns aos outros, ( Jo. 4:24 ), só Ele dá vida espiritual a igreja de Cristo ( Jo.15 ) ...dá crescimento ( Atos 2:47 )...levanta obreiros ( Atos 13:2).
O Novo não é novo... o novo já se encontra na Palavra...mas nós nos esquecemos de nos renovarmos...o que precisamos é: humildemente, reconhecermos que não se pode fazer a Obra de Deus na “carne”...só conseguirá vencer uma vida de pecado eclesial causador do nanismo espiritual, quer quantitativo ou qualitativamente que ameaçada quaisquer igrejas, aqueles pastores e líderes eclesiais que de uma maneira entregue e abnegada, se renderem aos pés da cruz... e o Espírito Santo é o agente promotor desta constante renovação ( Ez 47; Jo. 4:38-39)
Resumindo; a igreja é a mesma! Porém, terá uma nova ênfase que norteará suas atividades...com objetivos transformadores nas vidas de seus membros e na sua maneira de ser igreja no cumprimento da sua missão..
Grande abraço!
Pr. Samuel
Bacharel em teologia
Mestrando em Ministérios
Bacharelando em Psicologia